Se pudesses escolher uma frase, um texto, uma música ou um poema para te definir qual seria?
Bommmm que começo de entrevista! Digo isto porque palavras, sonoridades, musicas e poemas são o que me definem enquanto pessoa. Sempre fui desde muito cedo uma criança que adorava ler, escrever e continuo a amar tudo o que a língua-mãe nos proporciona! Mas antes que comece já aqui a divagar (ahaha, já estava a começar! :-)) posso dizer-te que tenho uma frase, um texto e uma música que me definem enquanto indivíduo! Aliás, conheces-me há muitos anos e tenho a certeza que estarias à espera de uma resposta assim :-), mas respondendo à tua questão, cá vai:
**Frase: Sou do verbo ir!
**Música: tenho várias, mas há uma que me tem derretido mais ultimamente: https://www.youtube.com/watch?v=z8Kr_aFB6Ww (The Internet, Hold On)
**Texto e que também é um poema: "Tudo me interessa e nada me prende. Atendo a tudo sonhando sempre; fixo os mínimos gestos faciais de com quem falo, recolho as entoações milimétricas dos seus dizeres expressos; mas ao ouvi-lo, não o escuto, estou pensando noutra coisa, e o que menos colhi da conversa foi a noção do que nela se disse, da minha parte ou da parte de com quem falei. (...)", in Livro do Desassosego, Bernardo Soares (heterónimo Fernando Pessoa)
Qual foi o maior desafio que viveste até hoje?
Já vivi vários felizmente! Um desafio é uma oportunidade de te tornares mais forte, mais permeável a determinadas questões, situações. Sejam eles profissionais ou pessoais. No entanto, do ponto de vista pessoa, posso dizer-te que o maior desafio de todos foi ter conseguido desenvolver e implementar um rebranding de uma cadeia de hotéis em apenas um mês, verdade leste bem e hoje em dia é um dos principais players do segmento hoteleiro.
E qual foi o momento mais feliz?
Sabes que não sou pessoa de ter uma situação única! Mas já fui feliz várias vezes! Talvez a que estará no topo é ter conseguido concretizar o meu sonho de me tornar na profissional que sou e, mais a um nível pessoal, ter tido a oportunidade de ser bastante ativa na educação do meu sobrinho mais novo.
Decidiste tornar-te especialista em Marketing & Relações Públicas porque…
A questão foi até bem caricata e totalmente inesperada! Sempre fui muito pespineta desde pequena (nem acredito que acabei de me adjectivar com esta palavra), e na verdade faz muito parte ainda da minha pessoa, mais contida mas sempre com argumento pronto! Desde tenra idade que o meu sonho era trabalhar em TV e à medida que fui crescendo chegando à adolescência já tinha ei tudo traçado…imagine-se ahaha…a ideia era formar-me em Jornalismo e trabalhar em cenários de guerra. Mas efetivamente a coisa não se deu por aí… Na altura dos exames nacionais entrei em Coimbra para Jornalismo, curso com um potencial gigante, mas o facto de ser de discurso e argumento sempre pronto na ponta da língua fez-me ser mais ponderada e pensar no que seria mesmo o meu futuro. O episódio foi bem caricato: Faculdade de Engenharia do Porto, muitas das pessoas que me conhecem não sabem que passei parte da minha adolescência no Porto, tinha a minha mãe comigo que saltava como se tivesse sido ela a entrar no curso há tantos anos desejado e eu hirta a pensar no meu futuro…segundos depois olhei para as outras opções para as quais me tinha inscrito e vi que poderia ir para a área de Marketing e Relações Públicas no Instituto Politécnico da Guarda e tomei de imediato a decisão de seguir um rumo ligado ao jornalismo, mas que ao fim e ao cabo tem uma atuação bem diferente no dia-a-dia das pessoas. Pouco a pouco percebi que tinha tomado a decisão certa: estudar a mente e os hábitos de consumo, conseguir seres o veículo da informação e perceberes como é que a mesma é veiculado e como a mesma chega aos diferentes targets é algo que me apraz muito mais! Como é que um simples código HEX influencia os potenciais consumidores na percepção que têm de uma marca/ produto ou serviço é algo absolutamente genial. Quem diz código HEX, diz, claro está, a mensagem escrita e a fonética (a semiótica ao fim e ao cabo). Antecipar tendências, vontades, experiências cria um entusiasmo quase que orgásmico em termos psicológicos e isso faz com que adore o que faço. Tenho uma enorme paixão no que faço e não me vejo a fazer outra coisa senão trabalhar nesta área. Já tive o prazer de contribuir para o desenvolvimento de muitas marcas de renome nacional e internacional o que me deixa verdadeiramente completa!
De que forma é que o teu trabalho nesta área transformou a tua vida?
Olha confesso-te que dado o que faço acabei em muito por alterar para melhor, a meu ver, a minha maneira de ser fora ajudou-me a criar soft skills importantes que acabo, inclusivamente, por usar no meu dia a dia. Ensinou-me a ser mais ponderada e sensata, mais justa e mais ágil. Treinei todo o meu senso comum, bem como o meu raciocínio lógico. Logo melhorou-me, se assim posso dizer, como pessoa, bem como profissional!
O que é que o teu trabalho acrescenta à vida dos teus clientes?
O meu dia-a-dia é dar a conhecer algumas das apetências que tenho a nível profissional às marcas com as quais trabalho e ajudo a desenvolver. Consigo ajudá-los a perceber a importância que a comunicação, seja online ou offline, tem no seu quotidiano e como um investimento pode alterar da noite para o dia e sempre a médio/longo prazo a percepção de quem é consumidor dessas mesmas marcas. O meu papel passa, em muito, por estar em constante modo de “formador” se lhe quiseres chamar. O que é interessante.
Qual é a tua principal fonte de inspiração?
Bom efetivamente não tenho "A fonte de inspiração", mas mais uma forma que é a observação de pessoas. Sim é meio estranha esta expressão, mas se há algo que me apraz e que ajuda, em muito, o meu trabalho é observares comportamentos. Faço sempre, em todo o lado para além, claro está, de todos os artigos que leio (na sua grande maioria em publishers internacionais) que me ajudam a antecipar comportamentos/tendências/hábitos de consumo a aplicar no meu quotidiano laboral.
Como descreves a experiência Share inspiration @ the Table?
Já não estou presente faz algum tempo, como sabes. A experiência Share Inspiration @ the Table tem para mim muito significado. Primeiro porque é um movimento interessante que junta pessoas completamente diferentes, com experiências de vida e profissionais díspares o que me ajuda a conhecer pessoas e a ter novas experiências com elas, mesmo que seja só durante o jantar. Depois, e é a razão pela qual gosto do movimento/comunidade, foi criado por ti e fico muito feliz de ver que conseguiste criar algo que amas tanto e que tem tudo a ver contigo: juntares pessoas diferentes e fazê-las partilhar estórias com os demais e que acabam sempre por ter pontos de ligação de sonho. E finalmente por aumentas a tua rede de networking, algo que para mim vale ouro. É uma “win-win situation” e aconselho a todos irem pelo menos a um jantar, pois acabarão por sentir e vivenciar o mesmo!
Let´s share inspiration porque…
Partilhar é importante! Partilhar conhecimento, momentos e experiências. Nós somos seres humanos e como tal devemos ser recíprocos. Dar e receber é um processo biunívoco e eu acredita piamente nessa reciprocidade, caso contrário nada fará sentido!
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