Se pudesses escolher uma frase, um texto, uma música ou um poema para te definir qual seria? Uma frase: Eu não escolho aquilo que me acontece, mas escolho como reajo aquilo que me aconteceu.
Um texto: Estamos ligados aos nossos atos como um fósforo à sua chama. Eles consomem-nos, é verdade, mas são eles que nos dão o nosso esplendor. E, se a nossa alma valeu alguma coisa, é porque ardeu com mais ardor do que outras. André Gide Uma música: Conquista, Edi Rock
Qual foi o maior desafio que viveste até hoje?
Ficar tetraplégico aos 26 anos, ter que aprender a viver de novo, e apesar de tudo, ter coragem para continuar a sonhar. Porque coragem não é, não sentir medo, coragem é avançar apesar do medo.
E qual foi o momento mais feliz?
Se conseguisse escolher um momento, certamente não seria tão feliz.
Felizmente tenho gravados na minha memória, vários momentos felizes.
Decidiste seguir tornar-te coach porque…
Estava a ler um livro do Daniel Sá Nogueira, que é o "Trate a Vida Por Tu", e a certa altura o autor pergunta: "Se pudesses escolher o que farias para o resto da tua vida, o que seria?" Ao qual eu respondi: poder ajudar inspirar pessoas, através da minha história e da minha maneira de viver. Em seguida o autor diz: "Então agora torna isso negócio, porque toda a gente tem de pagar as suas contas." Foi aí que eu tive um rasgo de imaginação, e decidi tirar o curso de Coach.
De que forma é que este projeto transformou a tua vida?
Este projeto mudou a minha vida para sempre. Eu sempre fui apaixonado por desenvolvimento pessoal, mas depois tirar o curso percebi que esta é a minha missão.
Em apenas um ano a minha vida deu uma volta de 180 graus. Tem sido uma viagem incrível, que me tem permitido crescer e trabalhar com pessoas e empresas incríveis.
Posso garantidamente afirmar que existem livros que mudam vidas.
O que é que o teu trabalho acrescenta à vida dos teus clientes?
Eles seriam as pessoas mais indicadas para o dizer.
Mas a melhor forma de eu tentar explicar o que posso acrescentar, é explicando o meu lema de vida. Viver em abundância e não em escassez, com exercício de gratidão plena, dando importância àquilo que realmente importa, sem nunca desistir dos meus objetivos, e provando diariamente que tudo é possível, basta querermos.
Um conselho para quem quer iniciar um projeto. Para se preparar para o pior, esperando o melhor. Não desistir aos primeiros percalços, porque vai ser difícil e é preciso querer muito. E diria que as únicas coisas que nos separam do sucesso é o trabalho árduo, a consistência e a persistência. Como descreves a experiência Share inspiration @ the Table? Eu sou uma pessoa, de pessoas, por isso, uma mesa de pessoas, boa conversa, e um bom vinho, é comigo. Apesar de ser um grupo, onde a maioria das pessoas se vê pela primeira, o ambiente é bastante acolhedor. Uma experiência fantástica, enriquecedora, que certamente, vou repetir.
Let´s share inspiration porque… Porque acredito que todas as pessoas vêm ao mundo com uma missão, por isso decidi aceitar o que me aconteceu sem revoltas, e fazer de um acontecimento menos bom, um ensinamento para mim e para os outros. Porque sozinhos, podemos ir mais rápido, mas juntos vamos mais longe.
Podcast
Comments